22/06/2017

A Presidente e a vice da Fundação Municipal Zumbi dos Palmares, da Prefeitura de Ituiutaba, Dara Nicácio e Iza Costa Guarani Kaiowá, estiveram reunidas na última quarta-feira (14), em Belo Horizonte, articulando projetos sócio econômicos culturais para atender a comunidade tijucana.

Conforme Dara Nicácio, a Secretária de Educação de Minas Gerais, Macaé Maria Evaristo dos Santos, visitou a Fundação Zumbi em maio, durante o Fórum Regional do Governo do Estado, e conheceu os projetos da Fundação, bem como o Prevesti. "Ela ficou bastante sensibilizada com a história da Fundação e nos fez o convite para irmos até BH para levar as nossas demandas. Nesse encontro, solicitamos que o estado abrace a folha de pagamento dos professores do Prevesti, pois assim vai aliviar a Fundação Zumbi e podemos direcionar esses recursos para outros investimentos. Hoje, 74% da folha de pagamento da Fundação Zumbi é para arcar com a folha de pagamento dos professores do Prevesti", conta.

Ainda foi apresentado o projeto da sala multimídia para o Prevesti, com uma estrutura totalmente informatizada para atender a toda a comunidade. "Também discutimos um projeto para atualização do acervo na nossa biblioteca com autores negros", disse.

Com a subsecretária de Igualdade Racial, a Cleidi Hilda, foi discutida a Conferência Regional da Promoção da Igualdade Racial, que acontece no dia 14 de julho, na Universidade Federal de Uberlândia (UFU), Campus Pontal. O tema do encontro é "O Brasil na Década do Afrodescendente: Minas Gerais promovendo a igualdade racial por nenhum direito a menos".

"Nessa reunião foram acertados os detalhes para podermos sediar a conferência regional da Promoção da Igualdade Racial. Nessa conferência regional serão eleitos os delegados que irão representar a região na Conferência Estadual, que acontece do dia 25 a 27 de agosto, em Belo Horizonte", informa Dara.

De acordo com Dara, a comissão de organização da conferência já foi formada, e serão trabalhados os onze eixos solicitados pela Secretaria do Estado de Direitos Humanos, Participação Social e Cidadania.

"Nos reunimos com o professor Neivaldo de Lima Virgílio, Secretário do Estado de Desenvolvimento Agrário. O assunto foi sobre o Palmeira Clube, o único clube negro da região", conta. De acordo com ela, a situação do clube foi levada ao conhecimento do secretário, de forma que o mesmo possa ajudar a reabrir o local.

"Lá tem a área verde, o pesque e pague, além de ser um espaço que carrega uma parte da história de Ituiutaba. Ele ficou super interessado na causa da abertura do clube, já que ele está trabalhando a demanda dos quilombolas da região. Inclusive ele vai participar do baile que acontece no dia 29 de julho, no Ituiutaba Clube, em comemoração aos 72 anos do Palmeira Clube. Foi uma reunião muito proveitosa, e creio que em breve teremos boas notícias a respeito disso", adianta.