24/07/2017

A partir deste sábado, o tradicional futebol dos congos, volta a ser realizado por meio da parceria entre Fundação Cultural Zumbi dos Palmares, Fumzup, Ternos de Congada, Fundação Cultural e Prefeitura de Ituiutaba. A abertura oficial do evento acontece a partir das 14h30m, no glorioso Palmeira Clube, com a presença da comunidade e autoridades.

Este será o IX o Torneio de Futebol dos Congos, a volta a acontecer com a participação de times tradicionais como: Congo Camisa Verde, Congo Libertação, Congo Real, Marinheiro de Santa Luzia, Moçambique Águia Branca, Moçambique Camisa Rosa e Moçambique Lua Branca.

Segundo a Presidente da Fundação Cultural de Ituiutaba, Dara Nicácio, o último torneio aconteceu há quatro anos. E a modalidade tem grande significado de recreação, entretenimento, aproximação e fortalecimento dos laços na comunidade negra. “Nós entendemos que é de extrema importância darmos continuidade e incentivo ao esporte, até porque faz parte da nossa política, do nosso projeto à frente da entidade”, disse Dara.

O torneio acontecerá de 22/07 a 27/08. As premiações serão: 1º lugar: R$ 500,00 e troféu, 2º lugar: R$ 300,00 e troféu 3º lugar: R$ 200,00 e medalhas. A torcida mais animada e organizada terá a premiação de R$ 200,00. Na final, no dia 27 agosto, após o jogo no Palmeiras Clube, acontecerá na praça 13 de maio a entrega das premiações, logo em seguida uma roda de samba com feijoada servida para a comunidade. Como forma de incentivo, todos os times tiveram patrocínio de empresas públicas e privadas na aquisição dos uniformes.

21072017 Ascom/Prefeitura de Ituiutaba/zdo (34) 3271.8100